Bacalhau à Lagareiro (Estrelas)



Receita de Bacalhau à Lagareiro do cantor Roberto Leal no programa Estrelas da Angélica do dia 24 de julho de 2010.

Ingredientes

  • 2 lombos de bacalhau de 300 g (dessalgado)
  • 100 g de farinha de trigo
  • 4 batatas grandes pré cozidas “al dente”
  • 30 g de alho cortado em lâmina
  • alho descansado no azeite extra virgem
  • 150 g de brócolis cozidos ao vapor
  • 500 mL de “azeite para grelhar”
  • 1 ramo de salsinha picada
  • 100 g de sal
  • 2 tiras de pimentão verde
  • 2 tiras de pimentão vermelho

Modo de Fazer

Para deixar o alho descansar em azeite extra virgem, basta você bater no liquidificador os dentes de alho com azeite extra virgem e deixar descansando por, pelo menos, 1 minuto e meio.

Numa panela no fogo com água coloque as batatas para cozinharem por 20 minutos (para ficar “al dente”). Tire as batatas e deixe reservado.

Em outra panela no fogo coloque “azeite para grelhar” até ficar numa altura para cobrir um pouco mais da metade das postas de bacalhau, e deixe esquentar em fogo baixo (não pode ultrapassar 100ºC). Enquanto isso passe, com a mão mesmo, o azeite batido com alho nas postas de bacalhau. Em seguida polvilhe a farinha por cima (para ficar com se fosse empanado). Quando terminar coloque as postas de bacalhau na panela com o azeite já quase quente (o correto é o azeite não espirrar quando você colocar, pois ele não estará muito quente). Com uma colher de sopa jogue o azeite por cima das postas de bacalhau e aumente um pouquinho o fogo. Depois de um tempo (quando estiver dourado) vire a posta (o correto é fazer somente uma virada, para não destruir as postas de bacalhau). Deixe fritando enquanto faz o restante.

Publicidade Relacionada



Numa outra panela coloque “azeite para grelhar” e o alho fatiado em lâmina para dar uma dourada. Quando dourar tire do fogo e deixe reservado.

Em outra panela coloque o restante do alho batido no liquidificador com azeite, adicione um pouco do “azeite para grelhar”, em seguida coloque o brócolis para dar uma fritada rápida.

Retire uma das postas de bacalhau que estava fritando na outra panela e coloque-a no meio de um prato. Tire o brócolis e coloque no prato ao lado do bacalhau. Faça isso com as duas postas e deixe reservado.

Pegue a batata “al dente” e coloque em cima de um papel toalha. Coloque outro papel toalha por cima e dê uma amassada na batata, com a mão mesmo, não precisa amassar muito, é só para ela dar uma achatada. Repita essa etapa com as quatro batatas e coloque duas batatas em cada prato com o bacalhau e o brócolis. Em seguida adicione por cima de tudo o alho em lâmina dourado na panela com azeite.

Passe um fio de azeite extra virgem por cima de tudo, para dar um charme. Jogue a salsinha picada por cima de tudo. Coloque uma tira verde e uma vermelha em cima do bacalhau.

bacalhau a lagareiro estrelas

Rende duas porções.

Receba receitas por e-mail



Comments

  1. Neusa says:
    Delícia!
  2. sonia mutz says:
    MUIIIIITO BOM DELÍCIA QUEM FEZ TAMBÉM
  3. Apliquei a mesma receita com frango,ficou uma delicia!
  4. heloisa helena lima souza says:
    maravilhoso este bacalhau a lagareiro.
    hummmmmmmmmmm.delicia.

Trackbacks

  1. [...] Clique aqui para ver a receita de Bacalhau a Lareiro do Roberto Leal no Estrelas. [...]

Speak Your Mind

*