Feijoada da Ana Maria Braga



Confira abaixo a receita da feijoada da Ana Maria Braga apresentada no Estrelas.

Ingredientes

– Passo 1 (para ser feito 48 horas antes do preparo)

  • 250g de carne seca bovina (pode ser lagarto, coxão mole, coxão duro)
  • 100g de orelha de porco salgada
  • 200g de pé de porco salgado
  • 200g de costela de porco
  • 100 g de rabo suíno salgado
  • 100g de língua bovina defumada
  • 150g de lombo de porco defumado ou salgado

– Passo 3

  • 100g de lingüiça portuguesa fatiada (pode ser outro tipo de linguiça)
  • 100g de paio fatiado
  • 100g de bacon fatiado
  • 1kg de feijão preto
  • 5 litros de água
  • 6 folhas de louro
  • 1 laranja cortada ao meio (com casca e bem lavada)
  • 2 a 3 cenouras fatiadas
  • 1 batata fatiada

– Último Passo

  • 1 xícara de chá de azeite
  • 2 cebolas grandes picadinhas
  • 150g de alho picado
  • salsinha (quantidade não especificada)
  • cebolinha (quantidade não especificada)

Modo de Preparo

– Passo 1 (48 horas antes)

Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gordura e nervuras. Coloque as carnes de molho, em água, por 24 horas. Troque a água 3 a 4 vezes durante esse tempo.

– Passo 2 (24 horas antes)

Deixar o feijão preto de molho na água por 24 horas, trocando a água duas vezes (para liberar os gases do feijão).

Depois de dessalgar as carnes, coloque-as para ferver por 40 a 50 minutos. Não pode deixar a carne desmanchar, tire quando ainda estiver durinha. Quanto terminar coloque as carnes com a água numa vasilha de plástico e deixe por 24 horas na geladeira. No dia seguinte tire a gordura que ficou por cima da carne com uma escumadeira. Depois de tirar a gordura, lave as carnes e deixe separado numa vasilha.

– Passo 3

Coloque o óleo na panela no fogo (um pouquinho só de óleo), em seguida frite as carnes já dessalgadas junto a linguiça, o paio e o bacon (o bacon tem que ficar bem frito). Vá tirando a gordura da panela conforme frita, jogue a gordura fora. Separe as carnes todas fritas.

Publicidade Relacionada





Numa panela alta coloque o feijão (que ficou de molho por 24 horas). Em seguida coloque o louro, a laranja cortada ao meio (para tirar o sabor da gordura), a cenoura e a batata (para ficar grosso), e as carnes mais duras (carne seca bovina, a orelha e o pé de porco). Cubra tudo com água e coloque para ferver por 30 minutos. Depois desse tempo adicione todas as outras carnes que foram pré-fritas (costela, rabo, língua, lombo, linguíça, o paio e o bacon). Se necessário adicione mais água até cobrir tudo. Deixe cozinhar destampado (para engrossar), e caso seja necessário vá adicionando água quente com uma chaleira (abaixou a água, completa com água quente), não deixe tampado! Deixe cozinhar por duas horas (conforme o tempo vai passando, começa a se formar uma espuma por cima do caldo, como uma gordura, tire essa espuma com uma colher e jogue fora).

– Passo 4

Depois das duas horas de cozimento tire a laranja e as carnes grandes (rabo, costela, orelha) e deixe o feijão no fogo aceso. Coloque as carnes numa tábua e corte do tamanho para as pessoas comerem (a carne ainda vai estar um pouco durinha). Depois de cortar as carnes, volte elas para a panela do feijão que está no fogo (se necessário adicione mais um pouquinho de água). Mexa tudo (a cenoura e a batata já devem ter sumido e o caldo vai estar mais grosso) e deixe no fogo enquanto prepara o tempero.

– Último Passo (fazer o tempero uns 10 minutos antes de servir)

Numa frigideira coloque a xícara de chá de azeite, a cebola picadinha e o alho picado. Deixe dourar e adicione a salsinha e cebolinha. Mexa tudo e coloque o tempero na panela do feijão que está no fogo. Mexa o feijão e deixe no fogo por mais uns 10 minutos. Tire e sirva.

Sirva com farofa, arroz branco, laranja e couve picadinha (para preparar a couve, corte ela o mais fino possível. Numa frigideira grande bem quente cubra o fundo com azeite, coloque a cebola e o alho. Quando estiver dourando a cebola e o alho jogue a couve por cima, mexa rápido e tire do fogo. Para não soltar água).

Clique aqui e cadastre-se para receber as receitas publicadas no site por e-mail

39 comentários em “Feijoada da Ana Maria Braga”

  1. essa receita tá incompleta… pq eu vi uma parte lá que ela coloca legumes e tb algo verde dentro da panela da feijoada, eu queria essa receita bem completa pra eu fazer e ficar igualzinha da ana maria…

  2. Infelizmente não está completa a receita, falta muita coisa que a Ana fez na TV , por favor gostaria de receber a receita completa .

    Obrigado

    NELSON

  3. Adorei a recita da Ana Maria apresentada dia 11 de julho, só que a receita apresentada no site esta imcompleta. Assisti o programa. Ela deu algumas dicas que não foram colocadas no site.Como a dica de engrossar o caldo com batata e cenoura.

  4. A receita está incompleta. Eu assisti pela TV ela fazendo no Programa Estrelas da Angélica. É feita de véspera. Coloca as carnes fervidas na geladeira de um dia para o outro para a gordura subir e retirar no dia seguinte.
    Gostaria que me enviassem a receita do jeito que a Ana ensinou.
    Obrigada.

  5. Gostaria de receber a receita tal qual foi ao ar no Programa “Estrelas do dia 11 de julho de 2009.

    Obrigada,

    Zeula

  6. Desde o dia ii de julho próximo passado estou a procura dessa receita. Quem viu foi o meu esposo, só que ele afirma que está faltando alguma coisa. Agora com os comentários dos outros internaltas me convenci que Ele tem razão.

    Zeula

  7. que pena a receita esta inclopeta se não vai dar o passo a passo porque voces mostra a receita toda na tv .gostaria de receber o passo apasso completo

  8. Eu vi a receita no estrelas e ela esta incompleta, gostaria de receber a receita original da Ana Maria Braga.
    Obrigada.

  9. Gostei muito dessa receita, só pelo fato de tirar toda a gordura das carne!!!
    É realmente uma feijoada completa. Adorei!

  10. Receita super incompleta!!!favor me enviar por e-mail a receita completa!!obrigada

  11. oi, eu vi o programa da ANGELICA nesse dia,e esta incompleta a feijoada da ANA MARIA,eu não anotei o que está faltando.
    Gostaria de receber a receita completa se for possivel.
    Desde já muito obrigada!!!
    Parabéns pelo programa..

  12. gostaria que publicassem a receita como a Ana Maria fez, porque estão faltando algumas coisas e algumas explicações que ela falou só para o programa

  13. POR FAVOR ME ENVIE A RECEITA COMPLETA COM TODAS AS DICAS E ETC DA FEIJOADA QUE ANA MARIA PREPAROU NO PROGRAMA *ESTRELAS* DA ANGELICA ASSIM NÃO VALE DEIXA A GENTE COM AGUA NA BOCA VENDO O PROGRAMA E NO SITE PASSA A RECEITA INCOMPLETA.

  14. Vi a receita no programa estrela mas está faltando algo, no programa a Ana Maria deu na receita a maneira que engrossa a feijoada e aqui nesta não consta, nem os legumes. Como faço p/ ter a receita completa.
    Rosy Fortaleza

  15. Também vi a receita no programa e estou atrás dela um tempo. Já até mandei um msn para o programa da Ana Maria Braga, quem sabe ela não faz la para a gente!
    Quero tb a receita completa!

  16. Favor enviar a receita completa inclusive com as dicas que Ana Maria falou no programa.

  17. Gostaria da receita completa pq vi o programa e ficou faltando ingredientes por favor enviar

  18. Gostaria de receber a receita completa reproduzida no programa estrelas. Ta mt dificil encontrá-la. Obrigado

  19. Gostaria de receber a receita da Feijoada da Ana Maria Braga completa..
    atenciosamente
    Mariza

  20. Assisti o programa e notei que a receita está incompleta, por favor desejo receber a receita completa.
    Grata,

    Ana Paula

  21. Oi Sandra
    Receita atualizada e agora completa. Todos os erros foram corrigidos.
    Abs

  22. Gostaria de saber o link dessa reportagem porque tinha no site do programa estrelas e agora não tem mais. Alguém sabe aonde encontro?

  23. MEU AMOR GERALDO SIRINEU DA SILVA COMENTOU ESSE POST EU TE AMO GE AMOR DA MINHA VIDA <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>