Pão Delícia (Jornal Hoje)



Confira a receita do pão delícia, pão tradicional de Salvador. A receita foi feita pelo Jornal Hoje.

Ingredientes

– Massa

- 1 quilo de farinha de trigo
– 4 ovos inteiros
– 100 gramas de fermento fresco
– 1 lata de leite condensado
– meio copo de óleo de soja
– 1 copo de água morna
– 1 colher de sopa de sal

– Cobertura

- 150 gramas de margarina
– 200 gramas queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Bata no liquidificador, o leite condensado, a água morna, o óleo, o fermento, o sal e os ovos até ficar uma mistura consistente (mais ou menos três minutos).

Publicidade Relacionada



Depois junte a mistura à farinha de trigo com as mãos (quanto mais fina a farinha de trigo, melhor). Misture bastante. Depois que tiver bem misturado, deixe a massa descansar por uma hora, coberta (tampe com papel filme), pois não pode pegar vento.

Unte as mãos para fazer as bolinhas. Faça uma bolinha de forma que ela fique toda fechada, para poder crescer. Deixe o pãozinho descansar por mais uma hora. Depois leve ao forno 180ºC por 5 a 7 minutos. Para não deixar o findo do pãozinho queimar, coloque uma assadeira na grade de baixo do forno.

Assim que ficar pronto, passe margarina e jogue queijo ralado.

Rende 100 pãezinhos.

Receba receitas por e-mail



Comentários

  1. Luzia Belo F. Furtado disse:
    Fiz a receita de duas maneiras, com e sem
    leite condensado.
    O resultado final foi o mesmo (maravilhoso)

    Sugestão:
    * leite condensado opcional

  2. luciane disse:
    o pao fica divino,eu deixei ficar ate dourar porque se ficar de 5 a 7 minutos ele fica cru tem que ficar mais tempo ate dourar ,ele cresce mais fica dos deuses eu nunca fiz nada igual,e nao gostei de polvilhar o queijo por cima o ideal e degustar com manteiga
  3. Engraçado a questão cultural, desde criança em todas as festas de aniversário aqui em Salvador sempre houve pão delícia, que muitos baianos até chama de pãozinho de queijo, mas na verdade o pão de queijo é o pão mineiro. Achei um tanto engraçado a colega Luciene falar pra deixar dourar, cada um tem seu gosto e não estou aqui para contrariar ninguém, mas pra mim e muitos salvadorenses (ou soteropolitanos) pão delícia dourado é um crime, ele deve ficar branquinho mesmo, pois quando feito de maneira correta, fica com pouquíssima densidade, bem fofinho mesmo, e isso junto com a gordura (óleo de soja ou manteiga), permite que haja cocção em todo o pãozinho, pãozinho delícia sem queijo ralado, pra baiano não é pão delícia, mas repito, cada um com seu gosto… Muita paz pra vocês!
  4. Ivani Requena disse:
    Concordo WPORTUGA, sou paulistana, tenho feito constantemente pão delícia, e se dourar ele perde o sabor e a leve textura pois lá se vai a umidade.
    O charme dele é justamente ser clarinho, o que combina perfeitamente com um leve creme de queijo no recheio, e não pode faltar a cobertura de manteiga derretida e queijo parmesão, que completam o sabor. Detalhe, se for guardado na geladeira em potes fechados, uma vez que a receita rende muito, chega a durar até duas semanas, e aquecido em forno (eu uso elétrico bem fraquinho) ele fica perfeito novamente.
    Abraços.
  5. genilda g g disse:
    bom k; entre nosete pao delicia e delicia mesmo
    com leite comdençado mais ele e umpouquinho mineiro
    pois a minha mae e de uberaba ja fazia este paozinho
    que chamava de pao doce mais valeu a pena recordar
    poQ eu ja nao lenbrava como fazer obrigado muito boùm
  6. Juci Lobo disse:
    shuashuas eu esqueci da margarina, espero que mesmo assim fique bom
    No aguardo
  7. Vou fazer 1ª vez espero que fique bom ,depois eu conto.
  8. SEMPRE FIZ DESDE DO RIO KKK ENGRAÇADO MESMO EU CHAMA DE PÃO DE LEITE CONDENSADO KKEU VENDIA ESSE PÃO LA NÃO SÓ ESSE OUTROS PÃES TB MAS ESSE ATE HOJE EU BATIZEI DE DE PÃOZINHO DE LEITE CONDENSADO E VENDIA VIU!! CHEGUEI JA TINHA SEU NOME AQUI EM SALVADOR PÃOZINHO DE QUEIJO MAS OS DOIS SÃO DELICIOSOSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!
    INCRIVELMENTE DELICIA !!!! AMO ESSES PÃESZINHOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSOSOS

    meu blog esta em manutenção

  9. terezinha teixeira disse:
    Há muito procurava esta receita, com o nome de pão de queijo, mas todas eram diferentes do que me ensinaram somente hoje encintrei a receita certa e onome ceto é pão delícia. A quantidade de ovos são mesmo 4 ? alguém me disse 3, altera o resultado? e a caxinha de leite condensade são de quantos gramas? por favor me tire essa dúvida e mande-me para meu email.
  10. adelia disse:
    vou fazer a receita do pãozinho depois digo o resultado.
  11. Sempre quis esta receita, sou do interior da Bahia mas lá em minha cidade não conhecia, um dia comi em uma viagem que fiz com meu pai numa cidade chamada Itaberaba-BA. Nunca tinha comido nada igual e por acaso um dia vi numa padaria em Salvador, quis experimentar e era o mesmo, mas agora moro em São Paulo e nunca encontrei, agora só como de ano em ano quando vou de férias, muito obrigada pela receita e concordo com Wportuga, a característica do pão delícia é ficar branquinho e o parmesão por cima mas em Salvador a gente encontra com e sem recheio, então alguém tem a receita daquele recheio de queijo?
  12. estou fazendo.. depois lhes comento como ficou.

Deixe um Comentário

*