Baba de moça

Receita de Baba de moça com gemas, leite de coco e açúcar apresentada no programa Na Cozinha do Em Sergipe.

Acredita-se que a baba de moça tem esse nome pois era a sobremesa favorita da princesa Isabel, as pessoas começaram a chamar por este nome devido a maneira carinhosa/doce que a princesa tinha em suas atitudes.

Passo a passo da baba de moça

Receitas de baba de moça

Ingredientes

  • 20 gemas
  • 1 1/2 (um e meio) vidro de leite de coco (300mL)
  • 1/2 kg (meio) de açúcar
  • 500 ml de água

Modo de fazer

Comece separando as claras das gemas. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez. Antes de adicionar a gema à tigela maior, onde o doce será preparado, verifique se o ovo está estragado. Repita para todos os outros, para evitar ter que jogar tudo fora caso um deles esteja estragado. As claras não serão usadas, você pode guardar para fazer suspiro ou pudim.

Passe todas as gemas pela peneira, colocando tigela embaixo. Assim as gemas quebradas vão cair nesse recipiente. Com ajuda de uma colher, rompa a película das gemas para que apenas o líquido passe pela peneira. A película das gemas tem que ficar na peneira e ser descartada.

Na panela coloque o açúcar, a água e leve ao fogo alto, sem mexer, por cerca de 15 minutos ou até a calda ficar em ponto de fio, teste com uma colher, mexendo e levantando, se fizer um fio fino é porque está bom. Desligue o fogo e acrescente o leite de coco. Misture bem.

Junte as gemas à calda e misture bem.

Prepare o banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo. Quando estiver quente, encaixe a panela com a mistura de gemas sobre a panela com a água e deixe cozinhar por 1 hora. Não encoste água fervente no fundo da panela com o creme de gemas, o calor do vapor é suficiente para o cozimento. Mexa de vez em quando. Se a água do banho-maria estiver secando, acrescente mais água.

Depois de 1 hora, a baba de moça estará consistente.

Desligue o fogo, transfira o doce para uma compoteira e deixe esfriar.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.