Camarão na Moranga (Estrelas)

Receita de Camarão na Moranga do sambista Diogo Nogueira no programa Estrelas da Angélica do dia 8 de maio de 2010.

Ingredientes

  • 1 abóbora moranga grande
  • 2 cubos de caldo de camarão com cheiro verde
  • 1.200 kg de camarão tamanho médio
  • 1 cebola grande picadinha
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 xícara de café de vinho branco
  • 2 dentes de alho
  • azeite
  • sal a gosto
  • 1/2 (meia) colher de café de pimenta do reino branca
  • limão
  • coentro em pó e em folhas
  • 400 g de requeijão

Modo de Fazer

Comece a receita abrindo o buraco com um facão bem no meio da moranga (não corte até o fundo, pois a comida será feita ali dentro), cuidado para não se cortar! Abra um buraco suficiente para você tirar os caroços e fiapos do meio da moranga com a mão. Não jogue fora a tampa que você tirou dela, será usada posteriormente.

camarao-na-moranga-1

Antes de colocar a moranga para ferver faça uns riscos dentro dela com a faca e jogue o caldo de camarão com cheiro verde (previamente diluído em água).

Numa panela grande no fogo (tem que caber a moranga inteira dentro da panela), coloque água e em seguida coloque a moranga inteira para dar uma cozinhada por 1 hora. Enquanto a moranga cozinha, faça o molho e o camarão.

camarao-na-moranga-2

Coloque o camarão numa vasilha, adicione o limão (suco do limão) e dê uma mexida com as mãos. Adicione em seguida o coentro em pó e a pimenta branca. Numa panela no fogo adicione azeite, adicione um pouco da cebola (não coloque tudo pois vai usar depois). Dê uma dourada na cebola e em seguida adicione o camarão. Deixe dar uma refogada, não precisa ser muito tempo, coloque o vinho branco e o sal a gosto. Mexa tudo e tampe. Deixe reservado fora do fogo.

Numa outra panela adicione azeite, o restante da cebola, o alho, e o molho de tomate. Adicione sal a gosto e deixe ferver um pouco para perder a acidez. Coloque o camarão que está na panela reservada (não precisa colocar o caldo de vinho branco). Amarre as folhas de coentro (como um bouquet) para não se soltarem no camarão e jogue dentro da panela com o camarão e o molho de tomate. Mexa tudo e tampe, deixe uns 3 minutos tampado. Quando terminar tire o bouquet de coentro, e adicione o requeijão. Mexa bem e desligue o fogo.

Depois de passado 1 hora, tire a moranga da água (com a ajuda de duas colheres, para não se queimar) e coloque num tabuleiro. Em seguida vire todo o camarão dentro dela. Tampe a abertura com papel alumínio e coloque a tampa da moranga  por cima. Pré-aqueça o forno (180º/200º), coloque a moranga e deixe de 5 a 10 minutos. Tire do forno e sirva com arroz branco.

Rende 6 porções.

13 comentários em “Camarão na Moranga (Estrelas)”

  1. Uauuuuu….
    Quem diria que aquele gracinha do Diego Nogueira fosse um cozinheiro tão bom, heim?!

    Parabéns a vcs pelo site!

  2. ae diogo mandou muito bem…fiz e minha esposa adorou!!!wlw..
    ae sou amigo do kaká q trabalha com vc…abração e mais sucesso!!!!

  3. HUM…NAO VEJO A HORA DE TER UM TEMPINHO PRA FAZER ESSA RECEITA,DESDE QUE VI O DIOGO ENSINANDO ESSA RECEITA NAO ME SAIU DA CABEÇA…BEIJOS PRA VCS.

  4. Está receita reuniu os principais ingredientes de uma boa cozinha.O difícil é saber se olhamos para o gato ou para o prato,rs,rs,rs…..

  5. Eu fiz ficou muito bom mudei algumas coisinhas..rss mais ficou mara!!! minha mãe adorou tb

  6. Desde que vi o Diogo Nogueira fazendo essa receita fiquei com água na boca… Hj tomei coragem, comprei uma moranga linda e suculenta e vou preparar essa delícia!!!!! hummmmmmmmmmmm

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.