Doce de carambola

Receita de doce de carambola com água e açúcar apresentada pelo Manoel Molina no quadro Todo Sabor do Caminhos da Roça do canal EPTV.

Doce de carambola

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • 1,2 kg de açúcar cristal
  • 2 kg de carambolas limpas e lavadas (não pode ser madura demais)

Modo de Preparo

Comece colocando na panela grande a água e o açúcar. Ligue o fogo e misture até ficar calda em ponto ralo. Deixe na panela.

Tire as extremidades das carambolas e o filamento lateral de cada uma. Faça furos para entrar calda. Coloque em uma panela separada com água para ferver. Quando começar a ferver desligue. Deixe as frutas na panela na água até esfriarem.

Coloque as carambolas escorridas na panela com a calda fervendo. Cubra com pano limpo, tampe. Quando começar a sair fumaça (vapor) da panela pode desligar. Se quiser coloque um peso na tampa para não abrir facilmente.

 Quando desligar o fogo deixe 24 horas, não mexa na panela. No dia seguinte ligue novamente o fogo sem mexer e nem tirar a tampa. Espere novamente sair o vapor pela lateral da tampa. Desligue o fogo e deixe esfriar tampada!!! Quando esfriar transfira o conteúdo para outra panela limpa, sem pano e nem tampa, e cozinhe por uma hora para apurar. Escorra em uma peneira de trama grossa e descarte a calda. Tem que escorrer ainda fervendo!

A carambola vai ficar transparente. Espere esfriar as carambolas e coma.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.