Macarons

Receita de macarons apresentada pelo chef Dougals Volpy no programa Hummm! Saboroso! do canal RIT.

Rede Internacional de Televisão, RIT, é uma rede de televisão brasileira de São Paulo, e faz parte do grupo Fundação Internacional de Comunicação.

Passo a passo para fazer os macarons

Receitas da TV de macarons

Ingredientes

  • 110 gramas de amêndoas branca moída
  • 110 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 90 gramas clara de ovo em temperatura ambiente
  • 110 gramas de açúcar cristal fino
  • 1 pitada de sal para ajudar a firmar as claras em neve

– Para a coloração

  • Entre 20 e 30 gotas de corante da cor que preferir

Modo de Fazer

Em uma vasilha misture o açúcar de confeiteiro com a amêndoa moída (é importante que os dois estejam bem fininhos e uniformes). Depois passe por uma peneira para tirar o excesso de grumos.

Bata as claras em neve firme na batedeira. Acrescente uma pitada de sal. Bata bem até que fique firme e brilhante. Depois acrescente 1 colher de açúcar cristal, bata um minuto e acrescente o restante do açúcar cristal aos pouco. Se possível empurre o açúcar para a tigela da batedeira com a ajuda do dedo para que o açúcar caia aos pouquinhos. Desligue a batedeira e acrescente a mistura passada pela peneira nas claras em neve. Misture aos poucos, com uma espátula de silicone ou plástico duro (faça movimentos de baixo para cima).

Depois de tudo misturado, a massa fica um pouco mole (mas não líquida). Acrescente o corante alimentar, entre 20 e 30 gotas (depende do gosto de cada um, mas lembre-se que depois de assado a cor dos macarons não ficam tão forte). O corante deve ser misturado ao fim da preparação, pois assim não corre o risco das claras em neve murcharem. A mistura não deve ficar muito firme, mas sim ligeiramente liquida!

Forre então uma forma com papel manteiga. Coloque a massa dentro de um saco de confeiteiro e faça gotas redondas de 2cm com uns 4 ou 5 mm de espessura. Deixe descansar sob a assadeira por 20 minutos à temperatura ambiente (eles alargam um pouquinho atingindo uns 3 cm). Deixe espaço entre os macarons.

Asse em forno pré-aquecido à 150 graus durante 15 minutos (20 minutos para os macarrons mais grosso).

Quando estiverem assados, deixe-os esfriarem sob o papel manteiga em uma bancada. Tire-os da forma para que os mesmo possam esfriar e soltar facilmente do papel. Depois de frio rechei-os com a ganache de sua preferência.


1 comentário em “Macarons”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.