Nhoque de abóbora ao molho de carne seca

Receita de Nhoque de abóbora ao molho de carne seca apresentada pelo chef Renato Lobato no Jornal Hoje da Globo.

Jornal Hoje é um telejornal da TV Globo criado em 1971, quando era comandado por Léo Batista e Luis Jatobá. Atualmente é ancorado pelo jornalista e apresentador César Tralli.

Passo a passo para fazer o nhoque de abóbora ao molho de carne seca

Nhoque de abóbora ao molho de carne seca

Ingredientes

– nhoque

  • 1 kg de abobora
  • 1 ovo
  • 100 g de parmesão
  • Farinha de trigo até dar o ponto
  • Sal e pimenta a gosto

– molho

  • 400 g de carne seca dessalgada e desfiada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos
  • 3 tomates cortados em cubos
  • Queijo para polvilhar

Modo de Fazer

Coloque a abóbora para cozinhar até ficar bem macia. Depois amasse como purê.

Coloque-a em uma vasilha e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture o ovo e o queijo ralado. Adicione farinha de trigo até ver que está desgrudando das mãos. Vai ficar uma massa tipo de pizza. Quando não estiver mais grudando, coloque-o em cima da bancada e enrole-o em forma de corda e corte (para ficar no formato do nhoque).

Coloque água para ferver, quando levantar fervura, coloque os nhoques e deixe cozinhar até subirem e boiarem, normalmente leva uns 2 minutos. Retire da água e coloque no molho.

– molho de carne seca

Coloque em uma panela a cebola e o azeite depois coloque os tomates sem cascas e a carne seca desfiada. Tempere com sal e pimenta a gosto, misture bem até dar o ponto.

Depois é só servir.


8 comentários em “Nhoque de abóbora ao molho de carne seca”

  1. Fiz a receita hoje, mas acho que faltou dizer q é para escorrer bem a abóbora, pois senão usa-se muito trigo, o que deixa o nhoque duro.
    Muito bom no geral!

  2. Também fiz o nhoque , acho que o problema não é escorrer a abobóra pois cozinhei com pouquíssima água e ainda assim o nhoque ficou muito duro . Tive que jogar fora , não dava para comer . Acredito que tenha faltado algum ingrediente , acho que manteiga , dizem que os chefs de cozinha não ensinam mesmo as suas receitas corretamente , sempre falam um ingrediente a menos . Sacanagem ….

  3. tambem tive que jogar tudo fora, pois quase um quilo de trigo não foi o suficiente para dar ponto…..que pena ter lido os comentários só depois que deu errado…li uma outra receita que
    a abobora é cozida no forno com casca e leva manteiga como foi dito no comentário acima.

  4. Fiz a receita, mas acredito que há em cada região uma qualidade diferente de abóbora, o que depende o tempo de cuzimento e aquela velha história de “fiz meio a OLHO” Adorei a receita.

  5. Fiz e deu muito certo, fez sucesso e é uma delícia. Vai uma dica: É importante deixar a abóbora esfriar para fazer a mistura, e perceber que mesmo quando a massa parece mole, na medida que vai se misturando e próprio trigo vai encorporando, não pode por trigo demais. Boa sorte

  6. Fiz a receita e deu tudo certo, o que temos que prestar atenção é que a abobora tem 90% de liquido e a melhor forma de trabalhar com ela e assando um dica que o Chef deu. Se cozinhar em agua tem que deixar escorrer bem, caso contrario vai pedir muita farinha mesmo e o nhoque vai ficar duro. Ja fiz diversas receitas deste Chef e ele ensina todos os segredos e truques, o problema é que estas materias são muito rapidas. Mas a receita ficou maravilhosa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.