Pão do Nelson (Estrelas)

Receita do Pão do Nélson do ator Nélson Xavier no programa Estrelas da Angélica do dia 20 de março de 2010.

Ingredientes

  • 400 mL de leite de soja
  • 2 ovos
  • 10 g de fermento seco
  • 1/2 (meio) kg de farinha de arroz integral
  • 1/2 (meio) kg de polvilho doce
  • 1 xícara de goma de tapioca
  • 1/2 (meia) colher de sobremesa de sal
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 1 colher de sopa de óleo de oliva
  • manteiga ou azeite (para untar a forma)
  • 1 forma retangular estreita e funda (como se fosse para fazer pão de forma)

Modo de Preparo

Numa vasilha de vidro vamos misturar a farinha de arroz integral com o polvilho doce. Você vai colocar três mãos de farinha de arroz e três mãos de polvilho doce (peneirando os dois na hora de colocar na vasilha) e continuar assim até misturar toda farinha e todo polvilho. O polvilho doce é o que demora mais para peneirar.

Quando terminar de misturar a farinha e o polvilho, adicione a tapioca (também peneirando), em seguida coloque o açúcar, o fermento e o sal e misture tudo. Quando tiver misturado todos os ingredientes secos, adicione o leite de soja, e mexa bastante. A massa tem que ficar cremosa, quase seca, quando você puxar com a colher ela tem que ficar presa, difícil de cair.

Em outra vasilha de vidro bata as claras dos ovos até ficarem clara em neve (as gemas não serão usadas). Quando terminar de bater misture a massa preparada anteriormente nessa vasilha da clara em neve. Adicione a colher de sopa de óleo e misture bem.

Unte a forma com o óleo ou manteiga (o que preferir).

Coloque a massa na forma untada e deixe repousar por 30 a 40 minutos. Depois coloque no forno baixo por 15 minutos, em seguida aumente o fogo e deixe por mais 15 minutos.

pao-do-nelson-estrelas

UPDATE! A receita foi corrigida. O ator Nélson Xavier especificou no programa que gosta de misturar todos os ingredientes secos primeiro, por que fica mais fácil para misturar.

14 comentários em “Pão do Nelson (Estrelas)”

  1. Estava desesperanda bucando esta receita , mas voces me ajudarem, muito obrigado Por motivo de saude, eu so posso comer, comidas naturais.

  2. Na receita do Nelson Xavier não explica quandocoloca a goma de tapioca Seráque podiam esclarecer,visto que esta receita é maravilhosa para várias dietas de saúde.

    Obrigada

  3. RECEITA INCOMPLETA
    Olá!
    Muito legal vocês terem publicado a receita desse pão. A minha mulher é celíaca (alergia ao glúten) e vive procurando receitas de pães.
    Só acho que vale a pena chamar a atenção de que a receita foi publicada incompleta pois não foram usados alguns dos ingredientes como o fermento, o açúcar e a tapioca. Quem tentar fazer a receita, vai ter que advinhar a hora de usar.
    De qualquer forma, obrigado e parabéns pela iniciativa.

  4. A receita NÃO ESTÁ INCOMPLETA. Ela foi transmitida exatamente assim na TV. Fiz um update no post para as pessoas entenderem melhor.
    abs

  5. Assisti o programa e a receita está descrita na íntegra.
    Por sinal o Nelson, explicou muito bem. Parabéns

  6. A receita não está incompleta coisa nenhuma! O problema é que o pessoal tem preguiça de ser, só dá uma olhada rápida e faz comentários equivocados.
    Só isso que tenho a dizer!

  7. Fefê
    Eu coloquei a receita no site e a receita está completa sim. O Nelson Xavier colocou o fermento, o açúcar e a tapioca junto com as farinhas. Ele colocou todos os ingredientes secos e depois adicionou o leite de soja e o óleo.
    Não está faltando mais nada.
    Abs

  8. estava muito querendo essa receita, moro na englaterra e quando eu liguei pra minha mae ai no brasil, ela pediu muito pra eu achar essa receita q passou no programa da estrela.

  9. Na receita está dizendo para utilizar polvilho doce e goma de tapioca, mas não são a mesma coisa?

  10. Oi Andrea
    Se é a mesma coisa eu não sei, mas no programa ele deu os dois ingredientes separados.
    Abs

  11. Obrigada por publicar a receita! Eu assisti o programa e fiquei descansada acando que estaria no ´site do programa´, mas descobri que não existe o site… 🙁 Queria ter também o vídeo… Alguém sabe onde tem?

  12. Desde o programa que procuro esta receita sem conseguir. agora posso provar do pão de Nelson. Tudo isso por causa do Tal do Glutem.
    que coisa! Ainda bem que tem pessoas com melhor acesso as informações. Grato!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.