Rondelli de calabresa do Rodrigo Lombardi na Angélica

Receita completa de Rondelli com calabresa do ator Rodrigo Lombardi no programa Estrelas da Angélica do dia 12/12/2009.

Ingredientes

Massa

  • 1/2 (meio) kg de farinha de trigo
  • 6 ovos (ou até você ver que deu liga na massa)

Recheio

  • 3 ricotas frescas
  • 2 xícaras de leite
  • 1/2 (meio) kg de mussarela
  • 1/2 (meio) kg de presunto

Molho

  • 3 kg de tomate
  • 1 xícara de cebola picadinha
  • 5 dentes de alho espremidos
  • sal a gosto
  • 8 gomos de linguiça calabresa
  • azeite

Montagem

  • um pedaço de plástico (não pode ser plástico muito fino, pode ser daqueles grossinhos tipo para encapar caderno)
Rondelli de calabresa do Rodrigo Lombardi na Angélica
Rondelli de calabresa do Rodrigo Lombardi na Angélica

Modo de Fazer

Massa

Coloque a farinha de trigo em cima da pedra da pia ou da mesa, e faça um buraco no meio como se fosse um vulcão. Vá colocando os ovos nesse buraco no meio e vá mexendo ao mesmo tempo. Amasse bastante até misturar tudo e ficar mais compacta. Agora com um rolo ou garrafa estique a massa. Faça alguns pedaços grandes e bem finos para poder enrolar depois e criar o rondelli.

Se você tiver aquela máquina de macarrão que amassa e deixa a massa fininha, é mais fácil de fazer.

Recheio

Coloque a ricota numa vasilha de vidro e amasse ela com as mãos mesmo. Depois jogue o leite e a mussarela e mexa mais um pouco. Por último coloque o presunto, mexa e deixe separado.

Molho

Tire as sementes dos tomates e leve para ferver numa panela no fogo (para facilitar a retirada da pele). Depois que ferver, com um garfo, tire um de cada vez da panela, e retire a pele com a mão. Coloque-os de volta na panela para amolecerem mais um pouco (vai ficar como um molho de tomate) e jogue um pouquinho de sal. Deixe separado (existem várias maneiras de tirar a pele do tomate, essa é uma delas).

Tire a pele das linguíças calabresas e leve ao processador para triturar bem. Deixe separado.

Coloque azeite em uma outra panela no fogo e em seguida coloque o alho para fritar um pouquinho. Depois coloque a cebola, a linguíça calabresa triturada e mais um pouquinho de azeite. Frite bastante até dar uma douradinha e adicione sal a gosto.

Quando terminar de dourar, você irá misturar a linguíça com alho e cebola na panela de tomate (a essa hora o tomate já virou molho de tomate, pois ele amolece bem).

Montagem do rondelli de calabresa

Em uma travessa coloque água fervendo com azeite. Coloque a massa que preparou no início da receita. Coloque-a aberta. Deixe um pouquinho para cozinhar rapidamente, tire da travessa com cuidado usando espátula. Coloque direto na pedra para dar choque termico e esfriar a massa rápido.

Agora você irá colocar a massa na mesa em cima de um plástico (daqueles mais grossinhos) para a massa não grudar na mesa e você poder enrolar o rondelli.

Com a massa esticada, vá colocando o recheio por cima dela, não coloque muito recheio para não ficar muito grosso, senão depois não consegue enrolar. Quando terminar de rechear, comece a enrolar como se fosse um rocambole.

Depois que tiver enrolado, leve ao freezer rapidamente só para ele ficar mais firme para poder fatiar. Se você não quiser esperar, tente fatiar ele mole mesmo, mas cuidado por que senão desmonta tudo! Corte fatias grossinhas.

Num pirex coloque o molho de tomate com calabresa, em seguida coloque as fatias de rondelli e depois cubra com mais molho de calabresa.

Leve 20 minutos ao forno. Pronto, sirva com queijo ralado.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.