Rosbife de filé mignon com suflê de queijo

Receita de rosbife de filé mignon com suflê de queijo do ator Carmo Dalla Vechia no programa Estrelas da Angélica do dia 10/09/2009. Carmo Dalla Vechia faz o papel de Alcino na novela Cama de Gato.

Rosbife de filé mignon com suflê de queijo

Ingredientes

Carne

  • uma peça de filé mignon (mais ou menos 1800g)
  • alecrim (mais ou menos três ramos)
  • tomilho
  • pimenta do reino (a gosto)
  • sal (a gosto)
  • azeite
  • 250mL de vinho tinto

Suflê

  • 1 (uma) colher de sopa de manteiga
  • 2 (duas) colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 (duas) xícaras de chá de leite
  • 2 (duas) colheres de sopa de parmesão ralado
  • 1 (uma) xícara de chá bem cheia de queijo minas
  • 2 (duas) xícaras de chá de queijo gruyére ralado
  • 4 ovos
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo

Carne

Em uma travessa de vidro coloque o pedaço de carne. Em seguida vá soltando as folhinhas do alecrim e colocando na carne, coloque também o tomilho, a pimenta do reino e o sal a gosto. Dê uma mexida na carne, virando ela de um lado pro outro para misturar. Por último coloque o azeite por cima da carne e dê mais uma virada nela. Deixe marinar (descansar no tempero) por 2 horas.

Rosbife de filé mignon com suflê de queijo
Rosbife de filé mignon com suflê de queijo

Depois de marinar, pegue uma panela, coloque no fogo com um pouco de azeite. Retire as ervas da carne com as mãos, para não queimar (deixe a travessa de vidro reservada), em seguida coloque a carne na panela com o azeite. Não fique virando a carne o tempo todo para ela não ficar assada, o intuito aqui é somente selar ela (dourar as superfícies para não ressecar). Quando você ver que o lado já está dourado, aí sim pode virar ela. Quando selar dos dois lados retire a carne da panela e coloque em um tabuleiro. Não jogue fora a mistura da panela.

Aqui o ator Carmo Dalla Vechia deixou a carne separada e foi fazer o suflê. Quando colocou o suflê no forno ele colocou a carne junto para esquentar, mas não disse o tempo que a carne tinha que ficar no forno, somente falou que era para dar uma esquentada. Quando deu uma esquentada ele tirou a carne do forno e terminou o programa fazendo o tempero dela.

Leve ao fogo a panela (em que dourou a carne) com o restinho de manteiga, adicione o vinho tinto e o molho do marinado da carne com azeite e alecrim. Mexa bastante e deixe no fogo até o ponto que achar melhor, se preferir um tempero mais seco, deixe mais tempo no fogo.

Retire a carne do tabuleiro e fatie. Ao servir, derrame o molho de vinho por cima.

Suflê de queijo

Primeiro separe a gema da clara dos quatro ovos. Deixe reservado.

Em uma panela no fogo coloque a manteiga e espere derreter, quando derreter adicione a farinha de trigo e mexa bem até dar uma douradinha. Quando dourar, comece a jogar o leite aos poucos, sem parar de mexer, para diluir tudo. Quando esse molho branco ficar mais consistente, diminua o fogo, coloque as gemas dos ovos e mexa mais um pouco até misturar bem. Desligue o fogo. Agora adicione os queijos, primeiro o parmesão, em seguida o gruyére e por último o queijo minas e misture. Deixe separado.

Em uma vasilha de vidro bata as claras dos ovos até ficar em neve.

Por último coloque as claras em neve na panela do molho branco, mas coloque com cuidado para não quebrar as moléculas de clara em neve por que senão o suflê não cresce. Mexa bem até misturar tudo. Está pronto.

Montagem do rosbife de filé mignon

você precisa untar a travessa com manteiga e farinha. Na receita Carmo Dalla Vechia usa o ramequim (potinho de porcelana que vai ao forno), e passa manteiga somente no fundo e depois a farinha. Quando estiver untado, coloque a mistura da panela no ramequim, deixando um dedo livre, pois o suflê irá crescer. Coloque num forno pré-aquecido e deixe de 15 a 20 minutos. É só servir.

13 comentários em “Rosbife de filé mignon com suflê de queijo”

  1. A carne vai ao fogo só para aquecer, se você for deixar esperando enquanto faz o suflê.

    O ator Carmo Dalla Vechia não especificou o tempo, falou que era somente para aquecer.

  2. Estava n fazenda…chovendo e resolvi ir pra cozinha…fiz essas duas receitas…servi com uma mesa cheia de flores..velas…ficou um charme..os potinhos deu o toque….INCRIVEL!!! recomendo…foi um sucesso!! thanks Carmo!!!!

  3. Estou aqui de novo p dizer que fiz esta receita incrivel,novamente, e mais uma vez ficou maravilhoso!!
    Uma combinação perfeita pra quem quer agradar! Recebi a condessa Lambourghine na minha casa…imagina, logo ela q está acostumada com a boa cozinha….e sem modéstias ela A.M.O.U!!!!!
    Mais uma vez obrigada, querido!!!
    thanks a lot
    S.

  4. Adorei,muuuuuuito fácil de fazer.
    Quem não fez ,vale a pena experimentar.
    Já fiz algumas vezes……Delicioso

    OBS: Ele poderia passar mais algumas receitas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.