Salada mineirinha da Agnes Farkas Volgyi

Receita completa da salada mineirinha com melaço de cana e porco defumado da chef Agnes Farkas Volgyi no Fantástico, para boas entradas de ano novo.

Salada mineirinha

Ingredientes

  • 1 pernil de porco defumado de 1,5 kg (pode ser tender)
  • 200 mL de melaço de cana (rapadura derretida)
  • 300 g de feijão fradinho
  • 1 cebola // 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de gengibre batido
  • 100 g de castanha de caju
  • 1 L de suco de mixirica
  • ½ (meio) maço de taioba e ½ (meio) maço de couve

Outros

  • azeite para refogado
  • óleo de milho para fritar a couve
  • ervas a gosto

Modo de Preparo

Foto de ovos na caixa, salada mineirinha
Salada mineirinha

Pernil

Pré aqueça o forno ( 180º ).

Coloque o pernil em uma assadeira funda, pincele toda a carne com melaço. No fundo da assadeira coloque o suco, metade de uma cebola, 2 alhos amassados, e as ervas que vc mais apreciar (hortelã e salsinha são as sugeridas).

Asse por 30 minutos coberto com papel alumínio, retire o papel, pincele novamente e deixe mais 10 minutos.

Molho

Escorre e coe o caldo que se formou no tabuleiro. Leve ao fogo em uma panelinha, reduza um pouco e tempere com sal e pimenta, se estiver muito doce adicione uma colher de sopa de vinagre balsâmico.

Feijão

Deixe de molho em água por 6 horas. Escorra e leve para cozinhar em uma panela com água para cobrir, 1 folha de louro, a outra metade da cebola e mais 1 dente de alho. Cozinhe por 40 minutos ou até ficar cozido mas durinho (al dente).

Enquanto cozinha o feijão, refogue 4 colheres de sopa de cebola bem picada, 2 dentes de alho bem picados e as 2 colheres de gengibre picados em azeite que baste (normalmente ½ copo). Deixe começar a dourar. Assim que escorrer o feijão, misture esse refogado imediatamente. Tempere com sal. Reserve para esfriar.

Acompanhamentos

Coloque a taioba rasgada em pedaços maiores no azeite com pouquinho de alho e gengibre e refogue. Salgue a gosto. Reserve.

Fatie a folha o mais fino possível. Reserve.

Aqueça na panela o óleo de milho como se fosse fritar batatinha palha. Frite a couve reservada neste óleo e escorra no papel toalha. Salgue a gosto.

Finalização

Em uma vasilha funda tipo tigela misture o feijão com a castanha de caju picada grosseiramente, a salsinha e cebolinha verde. Coloque esta mistura no centro da tigela. Envolta do montinho de feijão distribua o caldo de mixirica quentiinho e as folhas de taioba refogadas. Desfie grosseiramente os pedaços de pernil e disponha sobre o feijão.

Para finalizar coloque um montinho de couve frita em cima de tudo.

1 comentário em “Salada mineirinha da Agnes Farkas Volgyi”

  1. estou a procura de uma receita do programa estrelas ,que na matéria angelica falou que a pop estar madona ADOROU esse prato era uma salada de fruto do mar se alguem souber por favor mande para meu mail

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.