Torta Capixaba Tradicional

Receita de Torta Capixaba Tradicional com caranguejo apresentada pelo Chef Alessandro Eller no quadro Receitas do Chef da Folha Vitória, jornal do Espírito Santo, em homenagem a sua amiga Chef Arlete. Esta receita serve seis pessoas.

Torta Capixaba Tradicional

Ingredientes

150g de tomate picado com pele e sem semente

90g Cebola picada

30g de Alho picado

50ml de Azeite

30g de Azeitona verde inteira

30ml de Suco de limão

30g de Coentro picado

30g de Cebolinha verde picada

160g de Palmito picado

100g de Siri desfiado

100g de Caranguejo desfiado

100g de Camarão sete barbas

100g de Ostra (previamente escaldada)

100g de Sururu (previamente escaldado)

100g de Bacalhau desfiado

3 ovos

Óleo de urucum

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Comece fazendo a moqueca de siri e caranguejo juntos. Coloque alho amassado e cebola para dourar em uma panela com azeite. Adicione um tomate picado e deixe desmanchar, adicione o coentro e cebolinha, sal e pimenta a gosto. Adicione então o caranguejo e siri e mexa. Deixe ferver até cozinhar. Depois tente retirar todo o caldo para ficar bem sequinho. Reserve.

Depois faça a moqueca de camarão separado do mesmo jeito. Coloque alho amassado e cebola para dourar em uma panela com azeite. Adicione um tomate picado e deixe desmanchar, adicione o coentro e cebolinha, sal e pimenta a gosto. Adicione então o camarão e mexa. Deixe ferver até cozinhar. Depois tente retirar todo o caldo para ficar bem sequinho. Reserve.

Em seguida prepare outro refogado com azeite, cebola, alho deixe dourar. Adicione o palmito e espere ganhar consistência.

Em separado refogue o bacalhau com azeite e alho. Junte neste refogado todas as moquecas, o palmito, o sururu e a ostra. Mexa até evaporar a água. Retire para esfriar e adicione uma parte das claras em neve com as gemas.

Coloque esta massa na panela de barro e leve ao forno para secar por 30 minutos. Retire, adicione o restante das claras em neve batidas com as gemas por cima. Decore com as azeitonas e cebolas rodela. Leve de volta ao forno até dourar e assar.

Sirva com arroz branco.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.